sábado, abril 24, 2004

Demissões

Como pude compartilhar no culto de sábado à noite... sexta-feira foi mais um dia de batalha na minha vida profissional. Infelizmente, não esperava passar por isso tão cedo na empresa. O dia começou com um telefonema de uma senhora que havia sido minha chefa quando entrei - aliás, foi ela quem me entrevistou e me contratou. Ela me ligou para contar que havia sido demitida. Na hora, não conseguia entender o porquê... mas nem 5 minutos se passaram, e recebi um recado do meu chefe para subir imediatamente à mesa dele. Confesso que subi imaginando que ele iria comentar o fato da demissão acima. Mas, para minha mais desagradável surpresa, ele me anunciou que, infelizmente, como a empresa não havia atingido a meta de vendas do trimestre, que a ordem dos acionistas era demitir funcionários (vulgo cortar despesas). E que na minha área, o meu auxiliar deveria ser mandado embora. Não havia como argumentar, a decisão foi taxativa. Aconteceu que coube a mim comunicá-lo da demissão, e confesso que não há coisa pior na vida profissional de alguém do que mandar alguém embora. É horrível. Você convive com a pessoa todo dia, conhece seus problemas, suas carencias, sabe o quão importante é aquele emprego para ela. E você recompensa todo o esforço dela mandando-a embora.
Mas esta é a lei do mundo corporativo... resultados. Ou você dá, ou você não serve. Não há segunda chance. Você tem que ganhar sempre - às vezes, a qualquer custo.
E tudo que posso fazer agora é orar por mais essas pessoas que perderam o emprego... e pedir a Deus mais forças para continuar a caminhar... enquanto for a vontade dEle.

Nenhum comentário: