sábado, abril 17, 2004

Deus ministra-nos a todo momento

e quando a gente menos espera. Hoje foi o ultimo ensaio do Arte e Jubilo antes da apresentação. Ao chegar lá, o coral já estava passando as musicas. Entrei, montei o baixo, afinei e esperei a musica acabar. Quando isso aconteceu, o Ricardo (que é o boss lá), me apresentou para a turma. Foi quando vi um senhor acenando para mim.... e para minha surpresa, eu o conhecia! Ele era presbítero da IPI de Vila Sonia, onde comecei meu ministério de louvor, e estava lá, fazendo parte daquele coral. Ele me abraçou fortemente, com uma alegria incrivel que me comoveu internamente...
Para quem não sabe da minha história, eu saí daquela igreja há muito tempo atrás, triste e magoado... muitas coisas aconteceram lá que me fizeram desistir da música. E acabei generalizando minha mágoa para com todos que eram daquela igreja. Hoje, quando aquele senhor me abraçou, foi se como tudo aquilo tivesse acabado. Cheguei a me sentir ridículo por ter pensado coisas ruins a respeito do povo daquela igreja, ao invés de ter orado e perdoado. Hoje, lá estava eu, lado a lado com aquele irmão louvando de novo... e posso afirmar que senti Deus ministrando a mim naquele momento perdão e um motivo: saber que lá no paraíso, eu estarei louvando com todos eles, com sinceridade e amor... sem mágoas. Glórias a Ele!

sexta-feira, abril 16, 2004

A tecla SAP

Atendendo a pedidos, vou explicar estes termos em inglês que usei. Depois de um puxão-de-orelha-com-muito-amor da Ester, realmente percebi que estava escrevendo coisas que provavelmente só outro músico entenderia.
Então vamos lá: 5-string sigfinica 5-cordas. Não sei se vocês sabem, mas um baixo elétrico "comum" possui 4 cordas, afinadas em E-A-D-G (mi-la-re-sol). Mas com o avanço da tecnologia e da habilidade dos músicos, surgiram os baixos de 5 cordas, que podem ser afinados em B-E-A-D-G (si-mi-la-re-sol) ou, menos comumente em E-A-D-G-C (mi-la-re-sol-do); e os de 6 cordas, em B-E-A-D-G-C (si-mi-la-re-sol-do. Dani, isto te soa familiar?).
Outro termo que usei: fretboard. Quebrando em duas: fret significa traste, e board significa quadro ou plano. Ao pé da letra, significa quadro de trastes. Mas na verdade é a parte frontal do braço do instrumento, onde ficam as cordas. Ao pressionarmos as cordas contra o traste, alteramos seu comprimento, o que consequentemente altera a frequencia natural da corda - e voilá, temos uma nota! O que aconteceu no meu baixo é que esta parte normalmente fica suja com o suor e gordura da pele, e tentei limpá-la com bom-bril, como mandava a revista. Não ficou mal, mas se tivesse tido mais cuidado e paciência acho que não teria arranhado-o.

quinta-feira, abril 15, 2004

Baixo com bom-bril

Como disse ontem, eu desmontei meu 5-string FACTOR para uma geral: troca de cordas, regulagem, oitavagem e limpeza. As cordas estavam até com crosta de oxidação, dando uma impressão péssima ao tato, além de que o brilho do som já tinha ido para onde Judas perdeu as meias - mas isso eu atribuo às cordas GHS, que mais uma vez me decepcionaram. Pois bem, domingo acabei comprando a revista COVER BAIXO deste mes, que tinha uma matéria especial sobre limpeza. E nesta materia, o cara ensinava a limpar o baixo (acreditem) com bom-bril. Como sou meio "Tomé", resolvi experimentar no Factor e ver no que dava.
O resultado foi que realmente funciona, mas eu esperava algo melhor. Os trastes estão brilhando como novos, porém acho que o fretboard ficou um pouco arranhado. Nada que um lustra-moveis ou algum oleo para madeira não devam resolver. O problema ficou por conta das limalhas de ferro, que emporcalharam todo o chão da área de serviço, além de algumas terem ficado presas nos captadores (que são magnéticos). Mas acho tambem que fui um pouco apressado no serviço...

quarta-feira, abril 14, 2004

Preparativos...

Hoje foi uma noite de preparativos. Tentei começar a preparar a aula do curso de adoração para sábado, mas não deu certo. Então fui estudar as músicas do Arte e Jubilo, afinal não conheço nenhuma - mas posso dizer que são todas muito bonitas. Acho que a ultima vez que toquei com tanta gente foi numa Cantata de Pascoa lá na Renascer, mas naquela vez não tinha naipe de metais completo (agora tem). Só que nestas acabei me esquecendo que meu 5-string bass guitar Factor está desmontado desde domingo, esperando cordas novas... acho que terei muito trabalho para fazer em casa até sábado de manhã.

terça-feira, abril 13, 2004

Agora com comments!

Hoje com mais uma ajuda do "Mestre" Levi, consegui colocar comments nesta pagina! Valeu Levizão!!
Hoje foi meu primeiro ensaio com a turma do Arte e Júbilo. Para quem não sabe, é um ministério inter-denominacional que está completando um ano. Para celebrar esta data, eles farão uma apresentação especial dia 23/04 - e estavam precisando de um baixista...

segunda-feira, abril 12, 2004

O primeiro post é sempre de teste!!