sexta-feira, abril 16, 2004

A tecla SAP

Atendendo a pedidos, vou explicar estes termos em inglês que usei. Depois de um puxão-de-orelha-com-muito-amor da Ester, realmente percebi que estava escrevendo coisas que provavelmente só outro músico entenderia.
Então vamos lá: 5-string sigfinica 5-cordas. Não sei se vocês sabem, mas um baixo elétrico "comum" possui 4 cordas, afinadas em E-A-D-G (mi-la-re-sol). Mas com o avanço da tecnologia e da habilidade dos músicos, surgiram os baixos de 5 cordas, que podem ser afinados em B-E-A-D-G (si-mi-la-re-sol) ou, menos comumente em E-A-D-G-C (mi-la-re-sol-do); e os de 6 cordas, em B-E-A-D-G-C (si-mi-la-re-sol-do. Dani, isto te soa familiar?).
Outro termo que usei: fretboard. Quebrando em duas: fret significa traste, e board significa quadro ou plano. Ao pé da letra, significa quadro de trastes. Mas na verdade é a parte frontal do braço do instrumento, onde ficam as cordas. Ao pressionarmos as cordas contra o traste, alteramos seu comprimento, o que consequentemente altera a frequencia natural da corda - e voilá, temos uma nota! O que aconteceu no meu baixo é que esta parte normalmente fica suja com o suor e gordura da pele, e tentei limpá-la com bom-bril, como mandava a revista. Não ficou mal, mas se tivesse tido mais cuidado e paciência acho que não teria arranhado-o.

Nenhum comentário: