terça-feira, outubro 26, 2004

Sobre o Culto Evangelistico

Fiquei pensando sobre o que dizer. Confesso que ainda não estou certo do que estou escrevendo. Mas se fosse esperar mais, não escreveria.

Ontem, fomos participar do Culto Evangelistico promovido pela Federação Nikkey na Igreja Metodista Livre da Saúde. Por parível que incresça, eu não estava ansioso. Estava até calmo demais. Fiquei mais abalado ao conhecer o ator - agora evangélico - Norton Nascimento em plena Churrascaria Tramontana na Saúde do que ao encarar aquela igreja abarrotada de gente. Não sei se isso é excesso de idade ou falta de simancol. Nevermind.

Foi um culto meio estranho. Durante as músicas, pelo menos para onde olhava eu não via as pessoas cantando. No final é que veio o mais estranho: as pessoas aplaudiram. Na hora eu perguntei-me: mas quem elas estão aplaudindo??

É muito curioso. Antes da Holiness, eu frequentava a Renascer em Cristo. Era normal ao final de cada música você aplaudir, bater palmas... mas não para os músicos que estavam ali. As pessoas batiam palmas em louvor e gratidão ao Senhor. Era natural, era gostoso, parecia que completava a música. Hoje, na IEH Liberdade, as pessoas não tem este costume - ainda; pois eu fiquei muito mas muito feliz quando no Retiro a Elen fez as pessoas pularem e dançarem; e quando o Ivan no seu último culto fez as pessoas aplaudirem depois das músicas. Eu entendi o recado.

Eu não sei quem as pessoas aplaudiram ontem. Confesso que não fiquei muito à vontade com aquilo.

A mensagem do Pr. Yoshihiro foi muito simples, mas direta. Mostrou que o mais importante não é você estar atrás do melhor emprego, do melhor colégio, da melhor faculdade. Não importa ser o melhor em tudo. Importa que você é importante para Deus - e acho que tem muita gente que precisava ouvir aquilo.

Falando nele, me surpreendi com a humildade dele. Logo após a oração, o Kengo nos apresentou a ele. Apesar de não entender nada do que eles falaram, percebi que a atitude dele não foi de arrogância ou estrelismo mas de muita humildade. Fato esse que comprovei ao vê-lo depois guardando e arrumando seus instrumentos. Eu não sei explicar o porquê, mas pude sentir isso assim que vi ele mesmo guardando suas coisas.

Por fim, fiquei mais uma vez muito contente com a disposição do pessoal do louvor da IEHL. Desde a preparação dos ensaios até a devolução dos instrumentos na igreja ontem, eu pude ver pessoas que entendem que o ministério de louvor é muito mais do que pegar um instrumento e tocar três acordes. É uma entrega, um trabalho que exige dedicação especial, muita motivação e perseverança, pois é muito fácil se cansar e parar. A todos que participaram (Yoyô, Miyako, Grace, Noemi, Midori, Andréia, Ester, Kengo, Baku na equipe; Daniela, Mary, Lígia, Isaías no apoio e companhia) meu muito obrigado, e que Deus vos abençoe muito!

PS: Se esqueci de alguém, me desculpe!! Mande-me um recado que eu acerto o post!!

Nenhum comentário: