quarta-feira, agosto 18, 2004

Como consertar um baixo

Estas férias resolvi soltar meu lado luthier novamente. Há alguns anos, transformei eu mesmo meu Golden Strato num fretless que ficou até razoável. Esta semana, consertei o violão da Keiko Suzuki, que havia quebrado as tarrachas. Minha "orelhada" entretanto foi estourar uma corda ao afinar. Ainda quero entender onde errei.

Depois veio meu pupilo #2, Guinho. Quando olhei seu baixo pela primeira vez, pensei em perguntar se ele veio para uma aula de arco e flecha. As cordas estavam muito altas, e percebi que aquilo estava impedindo ele de executar corretamente os exercícios. Como estou em casa coçando o dia todo, me comprometi a tentar regular o bicho.

Para começar, as cordas eram originais, e na altura da casa 20, estavam com mais de 6 mm de altura. Dava para inserir a ponta dos dedos entre a corda e o traste. A primeira solução foi atuar no tensor, que estava frouxo. Melhorou, mas não para o meu gosto. Eu prefiro baixos low-action. As cordas estavam com mais ou menos 4 mm de altura ainda.

Enfim, não tinha outra solução. Uma intervenção cirúrgica foi necessária. Desmontei o baixo, e fiz a magia (que só revelo pessoalmente). Uma mexida extra no tensor, uma oitavada, um aperto no jack e nos botões e pronto! O GuinhoBass está pronto para o ataque!




Atuando no tensor Posted by Hello

Nenhum comentário: